Por: Mhario Lincoln
Fonte: Joiza Costa
Fotos: Maiones Sousa
No dia 20 de agosto de 2022, aconteceu na cidade de Zé Doca Maranhão a posse de membros efetivos e correspondentes. A cerimônia foi conduzida pelo presidente Ezequias Sousa da Silva, um evento repleto de produtores tanto na área literária quanto no campo da pesquisa.
O evento foi embalado por discursos eloquentes e uma variedade de atrações culturais locais, uma verdadeira amostra de talentos zedoquense e maranhense. Vale destacar nesse evento a figura da professora Nazira Reis Cutrim, membro efetivo da AZL e pela qual todos os membros dessa arcádia e muitos zedoquenses nutrem uma admiração especial, ela é uma das professoras mais antigas da cidade que tem nas páginas da história de Zé Doca um legado dedicado a educação que perpassa por gerações, dona de um saber e uma sensibilidade ímpar que a faz também poeta.
É notório que o movimento literário no Maranhão tem voltado a resplandecer seu brilho e magnitude. Saber que a literatura maranhense está sendo alimentada de forma tão significativa é reavivar o entusiasmo do povo maranhense sobre sua tradição literária.
Saber que no Maranhão as academias tem se proliferado por vários municípios, nos enche de esperança de ter a nossa cultura literária resgatada, construída e reconstruída de modo a se fazer presente para esta geração e para as gerações vindouras.
A Academia Zedoquense de Letras está de parabéns pela sua atuação viva e efetiva no cenário das letras, promovendo a cultura com responsabilidade e dedicação.
Comentários
Postar um comentário