Há um infame ditado popular no meio corporativo que diz que “quem não está contente que vá embora“. É o tipo de fala utilizada em
culturas organizacionais baseadas no medo. Isso dava bastante certo há décadas,
mas, caso você ocupe uma posição de liderança em 2016, prepare-se para as
consequências ao proferir essa frase.
Perder um ótimo funcionário é algo terrível. Há a despesa de encontrar,
integrar e treinar seu substituto. Há a incerteza sobre o rendimento do novo
colaborador. Há a dificuldade do resto da equipe até que a posição seja
preenchida.
Às vezes, há uma sólida razão por trás da decisão de ir embora — problemas de relacionamento, motivos
pessoais ou uma proposta muito boa para ser rejeitada. Nesses casos, mesmo que
seja uma transição difícil, não há nada que você possa fazer.
E quanto ao resto?
Manter seus melhores funcionários começa com entender o porquê de
as pessoas saírem. Em um artigo publicado no site Inc, a autora Lolly
Daskal explica algumas razões pelas quais os colaboradores se demitem, que
traduzo agora para o português.
1 – Excesso de
hierarquia
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, cada
local de trabalho precisa de estrutura e lideranças, mas uma organização
extremamente vertical deixa os trabalhadores infelizes. Se os gestores cobram
ótimos resultados, mas não valorizam a geração de ideias e centralizam o poder
de decisão, não espere que metas sejam alcançadas. Valorize as boas ideias e dê
liberdade para que elas sejam colocadas em prática. Ninguém fica feliz
ao ter que se reportar para três ou quatro níveis hierárquicos que, muitas
vezes, sabem menos sobre determinado assunto.
2 – Excesso de
trabalho
Qualquer função desempenhada passa por alguns períodos de estresse e
sobrecarga, mas nada suga tanto a energia — física e mental — de um
colaborador quanto o excesso de trabalho. E, muitas vezes, são os melhores
funcionários — os mais capazes e comprometidos — que ficam mais
sobrecarregados. Constantemente esses caras assumem mais e mais tarefas e
projetos mostrando-se pró-ativos, mas esbarram na ausência de
reconhecimento — como promoções e aumentos de salário — e logo
desanimam. E quem poderia culpá-los? Você sentiria o mesmo.
3 – Visões vagas
O trio “missão, visão e valores” muitas vezes é
meramente figurativo. Um enfeite num quadro bonito na recepção da empresa ou em
seu website. Não há nada mais
frustrante do que olhar para uma visão preenchida com sonhos altos, mas nenhuma
tradução dessas aspirações em objetivos estratégicos que as tornem viáveis. Sem
essa conexão, tudo é papo furado. Por que uma pessoa talentosa gastaria seu
tempo e energia para apoiar algo indefinido? Os colaboradores gostam de saber
que estão trabalhando para um bem maior, não apenas para que a roda gire.
4 – Falta de
reconhecimento
Mesmo as pessoas mais altruístas querem ser reconhecidas e recompensadas
por um trabalho bem feito. É a natureza humana. Quando você deixa de reconhecer
o esforço de seus empregados, você não está só os desmotivando, mas também
perdendo a maneira mais eficaz de gerar melhores resultados. Se seu orçamento é
limitado para bônus e promoções, há muitas formas de baixo custo para fornecer
o reconhecimento — uma palavra de apreço é gratuita. É bastante conveniente
pedir que o funcionário “vista a camisa da empresa” enquanto ela
não veste a dele. Pense nisso.
5 – Estagnação
Ninguém gosta da ideia de estar no mesmo lugar, fazendo as mesmas
coisas, pelos próximos 05 ou 10 anos — por mais que você ame seu trabalho,
novos desafios e atividades são importantes para seu crescimento. As pessoas
gostam de sentir que ainda podem progredir em suas carreiras e que todo o
trabalho duro será recompensado. Nós precisamos de aspirações. Se não há um
plano de carreira e estrutura para o crescimento dos colaboradores, eles
provavelmente procurarão isso em outro lugar. Nesse meio tempo, o cara que ouve
que “quem não está contente que vá embora” — e não o faz de
imediato por ter suas contas para pagar — estará muito mais propenso a se sentir
infeliz no trabalho e, com isso, ser menos produtivo e ter um desempenho abaixo
da média.
***
Muitas pessoas que deixam seus empregos o fazem por causa de seus
chefes, não pelo trabalho ou pelo ambiente da empresa. Pergunte a si mesmo o
que pode fazer para conduzir seus colaboradores adiante e começar a fazer as
mudanças necessárias para mantê-los
Fonte: http://www.administradores.com.br
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