Você sabia que sua câmera tem estimativa de vida?

Assistindo alguns cursos de fotografia me deparei com esse tema.

Com o uso de sua câmera fotográfica seus componentes sofrem desgaste. Trataremos aqui do obturador. Mas o que é o obturador de uma câmera?
Ele é o responsável por deixar passar a luz de fora, que passa pela lente, e chega ao sensor. Ele pode ser programado para abrir e fechar rapidamente, ou ficar aberto por um período mais longo. 
Por isso chama-se EXPOSIÇÃO, que é o tempo que o sensor fica exposto a luz, devido ao tempo de abertura do obturador que em inglês é dito SPEED SHUTTER (velocidade do obturador).

Exemplos de exposições:
Baixa e longa exposição:

Pois bem, cada vez que o obturador abre e fecha, diz que houve um disparo, e esses disparos são contados. Cada fabricante e modelo de câmera possuem uma estimativa de vida (total de disparos). Esses números podem variar para mais e para menos.


Vi um exemplo mais ou menos assim:
Uma determinada câmera custa 4.350,00. E sua estimativa de disparos é 150.000. Quanto custa cada click dessa maquina?

Você divide o valor dela pelo numero estimado de disparos:  4.350,00 / 150.000 = R$ 0,029
Portando cada click dessa maquina vale cerca de 3 centavos.
Digamos que você vai cobrir um evento e lá faz 400 disparos. Quanto você gastou de clicks?
400 x 0,03 = R$ 12,00.
Você gastou 12 reais e cobrou apenas 100 reais pra ir lá. Menos 12 dá 88 reais. Isso sem falar nos outros desgastes como a lente, flash, baterias, cartões de memória, etc, a depreciação do seu equipamento (desatualização), a sua locomoção até o local, seu serviço como fotografo (você deve se pagar), essas fotos vão ter algum tipo de tratamento? Já entra o pagamento do editor, e por ai vai... No final das contas você não ganhou nada e sim gastou. Pense bem antes de cobrar baratinho, só pela camaradagem!!!



Então, cada click que você dá tem um valor/custo. Então se você é profissional da fotografia ou ganha sua vida de alguma forma que dependa de sua câmera, saiba que você deve colocar o preço do desgaste de sua câmera dentro do seu preço final (e não só o valor dos cliques, mas também impostos que você paga, e seus custos fixos (procure pela internet FORMAÇÃO DE PREÇO DE SERVIÇOS FOTOGRÁFICOS))
Texto: Maiones Sousa
Fotos: Internet




Comentários